O órgão que regulamenta as comunicações nos Estados Unidos está estudando a possibilidade de permitir que os cidadãos acionem a polícia através de serviços de SMS. Novidade pode chegar em 2011.
Segundo o site Mashable, a FCC (Federal Communications Commission ou Comissão Federal de Comunicações) tem analisado o projeto Next Gen 911 com muitos bons olhos.
Serviço 911 Digital. (Crédito: TSAG)
Sabe-se que hoje, para muitos usuários, principalmente os mais jovens, é mais natural enviar uma mensagem de texto que efetuar uma ligação telefônica.
Diversas agências governamentais dos EUA consideram, há algum tempo, a implantação da próxima geração do serviço 911, similar ao 190 aqui do Brasil e que serve para chamadas de emergência à polícia.
O projeto Next Gen 911 pode tornar isso realidade.
A ideia é permitir que, em situações de perigo ou para efetuar denúncias, as pessoas utilizem o teclado dos seus celulares e smartphones.
Os principais pontos do projeto envolvem a identificação de quem está requisitando o serviço, bem como gerenciar as prioridades e o tempo de resposta do atendimento.
A preocupação é eliminar toda e qualquer falha que o sistema possa ter, diminuindo a possibilidade de colocar um cidadão em risco.
Por isso, um documento, que deve ficar pronto em fevereiro de 2011, irá apresentar as recomendações de como a polícia deve trabalhar em relação ao tipo de informação e procedimentos que serão necessários para colocar o 911 digital em funcionamento.
Outras informações técnicas do sistema estão disponíveis no site oficial do projeto, que pode ser acessado através do link goo.gl/WLSat.
No Brasil
Informações do jornal O Estado de São Paulo, de junho deste ano, dizem que um projeto semelhante existe desde 2008, mas por morosidade burocrática o sistema não era regulamentado.
Após cinco meses de pressão do Ministério Público Federal, a Anatel aprovou a proposta que altera o regulamento desse mecanismo tanto para chamadas à Polícia, quanto para os Bombeiros.
Todavia, não existe uma previsão oficial de quando este novo recurso estará acessível à população brasileira.
0 comentários: